domingo, 10 de maio de 2009

Eu, VOTO NULO!

Bom, sucessivos escandalos surgem oriundos da Câmara e do Congresso. Desde 2005, nós engolimos as falcatruas e maracutaias dos nossos legisladores. Naquele ano de surpresas políticas, tinha 13 anos e, simplesmente não aguentava mais ser bombardeado com mais e mais casos de corrupção. E é nessa atmosfera que a maioria dos cidadãos: "tô nem aí pra política, são todos ladrões mesmo!''.

A última polêmica de Brasília foi a tal da ''Farra das Passagens", e com ela veio mais uma idgnação passageira da sociedade, todos se manifestaram com o famoso: "isso é um absurdo!", amigo, isso não basta, é um começo, mas não basta. Interesse sobre os absurdos dos políticos é necessário para uma opinião, e não ficar no simples "tô nem aí". Existe uma citação acho super apropriada: "Todo povo tem o governo que merece". Ou seja, quanto mais a gente se informar, ler, ver, ouvir, mais politizados nós seremos e, poderemos votar com mais clareza, poderemos acompanhar nossos representantes com fundamentos.

O primeiro passo é a renovção política. Conta nos princípios da política, defender a realidade de seus representados e representante. Qual a realidade de nossos políticos? Mansões? Carros importados? Isso. Tudo isso junto. Política no Brasil é sinônimo de ascenssão social, de poder, dinheiro e sujeira. Em meu estado, RN, temos um deputado federal que está na Câmara a 40 anos, e ainda se orgulha do feito. O presidente do Congresso, está em Brasília desde antes da ditadura. Não existe renovação neste país, existem oligarquias disfarçadas.

É neste tom que faço um apelo, uma campanha. Em nossa constituição eleitoral está previsto que: se numa votação, seja para qualquer cargo, o resultado for de 50% nulo, mais 1 voto, aquele pleito é anulado e é promovida uma nova eleição, sem a participação dos candidatos que participaram da votação anterior, pois estes serão impedidos de participar porque foram rejeitados pelo povo.

Assim será feita a renovação. Participem, mobilizem-se, e perpetuem aos conhecidos.

< http://www.youtube.com/watch?v=A0acXq_cCho >

9 comentários:

  1. Gente burra é mais fácil de enganar, já dizia minha professora de literatura.
    E essa história de falcatruas já vem de muito tempo, não só de 2003.
    Tudo hoje em dia só depende de nós. O problema é que nós dependemos dos outros :S
    :* dinho

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo Ju, nós dependemos dos outros!

    ResponderExcluir
  3. e ai? quando é que um dia vai nascer um raio de esperança pra o brasil mudar? nem tem como botar fé na nova geraçao.. os filhinhos de papai ja tao aprendendo como enrriquecer facil explorando o cidadao digno... assim é bom d+ ..é a verdadeira hierarquia do roubo.. ;D

    ResponderExcluir
  4. eis ai o mais novo colunista da globo.com

    ResponderExcluir
  5. Luis Carlos Prates falou tudo, concordo com ele mas, o problema como a Ju disse, é que nós dependemos de outros e ainda mais, nós temos sim o poder de retirar aqueles ladrões da Câmara mas, iríamos por quem lá? e ainda se fosse apenas um determinado grupo de salafrários mas, não, são todos, se procurar, você descobre segredo de todos. Quero só saber até onde o Brasil vai desse jeito..

    ResponderExcluir
  6. Para mudar esse país, só com uma revolução daqueelas viu... Tipo, 'Diretas já'; com o povo informado, e na rua; mas isso dá trabalho, e a maioria prefere ficar na posição cômoda do 'tô nem aí', como tu disse... São poucas as pessoas que se importam; o resto, parece não se importar com o que não afeta diretamente a 'pequena bolha' em que vivem... u.ú

    ResponderExcluir
  7. Alguém disse, um dia, que quem não se interessa por política é governado por aqueles que se interessam. Mas, como você disse algumas vezes aí no seu texto "não basta".
    E eu digo que não basta apenas ser interessado. Interessado entre aspas, né? Porque os representantes da política do nosso país são mais que interessados, mas não na política e sim na grana, na corrupção.

    Valeu, Jee. (L)

    ResponderExcluir