quinta-feira, 14 de maio de 2009

MANIFESTO: Maio Vermelho


Rapaziada leitora do blog, atentem-se ao texto abaixo, apesar de um pouco longo. Uma iniciativa que nos representará sem mesmo nós nos atentarmos ao problema por vir. Texto extraído de um e-mail recebido por mim, através de uma participante do manifesto, Natalia Guimarães, entitulado "Maio Vermelho".

"Está pra aumentar a passagem de 1,85 pra 2,15 em Junho, sabe. Isso sem justificativa alguma, uma vez que o petróleo tá em queda, assim como o preço do Diesel, além do que eles tão deixando de ter prejuízo com estudantes-fantasma por causa do Natal Card, e ainda estão economizando com os novos ônibus sem cobrador*!

2,15 é inaceitável, pow. Não para os ônibus de Natal, e não com a frota que a gente tem. Sabe, um dos maiores argumentos pro último aumento na passagem foi que seria feita uma frota especial pra rodar por Natal todos os dias depois da meia-noite. Não fizeram nem isso, e querem continuar aumentando! Tipo, indefinidamente! E a nossa frota de horários de pico (6h, 12h e 18h) é vergonhosa, todos os ônibus nesse horario estao lotadíssimos, já notou? É um impedimento pra idosos e grávidas usarem ônibus nesse horario, praticamente. Tambem há o probelma da falta de segurança nos ônibus, e desrespeito aos idosos, que se estiverem sozinhos no ponto, os motoristas simplesmente são orientados a não pararem pra eles, porque não pagam nada. Enfim, do jeito que estamos, qualquer aumento é roubo.
Vc pode ter mais informações sobre o absurdo do aumento lendo A Carta do Povo de Natal, que tá disponível no fórum da comunidade, que vc tb podia entrar, hehe Tá aqui o link: < http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87382370 >.
Então. Daí o objetivo do Maio Vermelho é ter o mês todo de protesto, pra congelar o preço da tarifa e mostrar a insatisfação do povo com o nosso transporte público. Porque nao sei se vc viu, mas eles fizeram um comercial dizendo que segundo o IBOPE, 80% da população de Natal está SATISFEITA com o transporte público. Com o DCE de Direito a gente quer mover uma ação pedindo retratação publica, ou seja, um novo comercial assumindo que foi uma propaganda enganosa. E com o pessoal de Rádio e TV a gente quer fazer uma reportagem mostrando esses problemas dos onibus, e perguntando se essas pessoas estao satisfeitas. Uma pesquisa informal, sabe.

Mas isso será durante o mês. Agora mesmo, será o que estamos chamando de O Ato, no dia 13 de maio, quarta-feira. A massa vai se concentrar em frente ao CEFET às 9am pra ir em passeata protestando até a prefeitura, com o objetivo de uma comissão com um representante de cada organização entrar lá pra ter reunião com Micarla, e entregarmos a carta.Sabe, é lei que qualquer cidadão pode entrar na prefeitura. Desde que não va fazer baderna, claro. Daí a comissão.
*Sobre os onibus sem cobrador. ABSURDO, po. Pra tirar carteira D, transporte de pessoas, é muito claro q o motorista tem responsabilidade dobrada e por isso tem que estar sempre concentrado e prudente, NUNCA dirigindo com uma mão só. Mas agora com os ônibus sem cobrador, além do desemprego estrutural gerado, o motorista tem acúmulo de funções sem aumento de salário po. Mas Valia total³³³³. Mas dane-se o salário dele porque o problema principal nesse caso é a SEGURANÇA. Se ele receber 1000x mais do que antes não compensa, porque bicho, é absurdo, vc já prestou atenção? O motorista dirige enquanto recebe passagem, sai do acostamento da parada de ônibus enquanto passa troco, presta atenção no transito e no passageiro, dirigindo com uma mão só... Parada absurdíssima mesmo.É nisso que dá o transporte público estar nas mãos de empresas privadas!"

Obrigado pela colaboração Natalia, peço que compareçam a comunidade no Orkut, ingressem-a e, engajem-se!

6 comentários:

  1. totalmente de acordo, é um perigo essa parada de motorista passar troco e etc, fora esse aumento abusivo já que o transporte está um lixo. Mas manifestações cansam e dão rugas, kkk espero que vocês consigam (yn)

    ResponderExcluir
  2. Os horário de Picos nem se fala dos onibus lotado, sempre conversamos na parada né Jessé, quando passa aqueles onibus com tanta gente que as pessoas ficam com os braços pelas janelas dos onibus, sem falar do mal atendimento dos motoristas quando estao de mal humor, Absurdo a passagem a R$ 2,15. Pena que não pude ir mais apoio para essa ... nao aumentar.

    ResponderExcluir
  3. pode cree, sou totalmente contra o almento, ate por que naum vejo nem uma melhoria nos Buzão, é um desconforto total e uma insegurança com assaltos frequentes...

    ResponderExcluir
  4. ke isso omi.. mais aumento kkk!!
    tudo sobe nesse pais..
    mas..
    e...
    o salário do cidadao o_o ? ? ? ? ? ? ? ? ?

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que vc tinha blog, vou dar uma olhada.
    O Maio Vermelho tá aí. Interessados, unam-se a nós =)
    p.s.: Pô Jessé, se eu soubesse que vc ia postar, tinha me esforçado mais com o e-mail! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Quem falou que está satisfeito com o transporte urbano em Natal, é porque nunca andou de ônibus; ou seja, não sabe o que é pegar um ônibus no horário de pico. Cada vez mais aumenta o número de usuários e diminuem os números de ônibus na cidade. O que Natal está precisando é de outras empresas para competir e brigar pelo mercado. Só assim eles aumentariam os ônibus e melhorariam a vida dos usuários.

    ResponderExcluir